TER Aljezur
Projeto | 2018
Autores: Arqº Henrique Schreck, Arqª Raquel Cunha e Pedro Neves
Descrição:
No terreno já existe uma construção em taipa, e faz todo o sentido recuperar este tipo de construção, preservar este tipo de património, assim como fazer passar para o futuro as vantagens e mais-valias deste processo construtivo. Assim sendo, adaptou-se esta construção existente à habitação do proprietário. Esta habitação contempla dois quartos virados para Nascente, a Sala a sul onde se encontra também uma pérgula de sombreamento, uma instalação sanitária, um lavabo, uma despensa e uma cozinha. Existe ainda a poente, um espaço destinado à recepção dos hóspedes.
A recepção comunica com o exterior através uma cobertura em tradicional em estrutura de madeira com telha de canudo.
A parte do edifício a ampliar, albergará as unidades de alojamento (UA1 e UA2). Será construida também em taipa e trata-se de uma construção realtivamente pequena, completamente integrada na arquitectura tipica da região. Cada unidade de Alojamento tem entrada pelo exterior independente e é composta por um Hall de entrada, um quarto e uma instalação sanitária.
No exterior, a sul, as unidades de alojamento são sombreadas por pergolas e beneficiam de um fontanario integrado nos arranjos exteriores de modo a criar espaços exteriores destinados ao uso dos visitantes mais resguardados.
Do ponto de vista da integração, a ampliação que alberga as duas unidades de alojamento, foi implantada de forma a ter o mínimo impacto possível. Assim sendo, na zona poente, a construção é ligeiramente semienterrada de modo a acompanhar da melhor forma a morfologia do terreno, que se apresenta com alguma inclinação nesta zona.
Relativamente á recuperação do edifício existente, propomos aproveitar na totalidade as paredes exteriores e algumas interiores que se apresentam nas plantas de cores convencionais, sendo as intervenções mínimas como se poderá verificar.





















































































