Localização: Algoceira, Lote 87- Odemira

Habitação de tipologia T4

Autores: Visionarte, Atelier de Arquitetura

Descrição:

Edifício destinado a habitação de tipologia T4, para residência própria, localizada num lote com 760 m2 no loteamento Municipal da Algoceira, freguesia da de S. Salvador santa Maria. O edifício encontra num Loteamento consolidado e é também o resultado das condicionantes inerentes ao regulamento, alinhamento pelo passeio em que 2/3 fachada estão contidos neste alinhamento. Área bruta de construção máxima são 146m2 mais 10% desta área destinado a arrumos em anexo.

O lote em questão encontra-se numa zona de transição para o espaço rural. Assim sendo é uma rua do loteamento bastante tranquila, deslocada da zona com maior densidade da Algoceira.

O edifício está implantado para que diste 3,0 metros da extrema “Oeste”. Do lote localizado a “Este” dista 3,65m.

 O edificado desenvolvem-se ao longo do terreno, que tem algum declive no sentido descendente de Norte para Sul, em patamares vencidos por degraus, distribuídos dentro dos espaços interiores de modo a que a construção esteja totalmente adaptada ao terreno e que altura das suas fachadas seja a mais baixa possível. Não obstante que se confira aos espaços mais amplos um pé direito generoso.

A habitação é essencialmente composta por três volumes enfatizados pela intercepção das águas das coberturas. Estes três volumes formam entre si uma zona de pátio.

 Este pátio de entrada localizado a norte, que recua o acesso à habitação em relação à via pública conferindo-lhe mais privacidade é também um espaço aprazível durante a estação quente.

Taipa é o processo construtivo usado nesta obra que embora se encontre num aglomerado urbano com áreas muito condicionadas, os benefícios inerentes a este processo construtivo foram preponderantes na sua escolha.

previous arrow
next arrow
Slider
Close Menu