AMPLIAÇÃO ESCOLA CARDEAL COSTA NUNES, Madalena do Pico, Açores

Projeto | 2005

Obra | 2008

Autores: Arqº Luís Cunha, Arqª Raquel Cunha e Pedro Neves

Descrição:

A ampliação da Escola Cardeal Costa Nunes a que corresponde o presente projecto de execução, traduz-se num novo edifício, integrado no conjunto escolar, a construir a Sul do existente.

Trata-se de um edifício com uma linguagem arquitectónica própria, adequada ao nível etário dos alunos a que se destina, concebido para ser atractivo, harmonioso e com uma imagem visual capaz de empolgar os alunos e, por isso, de fortalecer os laços de afectividade que os ligarão, ao longo da vida, à sua escola.

No respeito pela harmonia do conjunto escolar, o novo edifício afirma-se pelo jogo dos seus volumes, pela interacção dinâmica com o espaço exterior e pela utilização de novos materiais, cores, transparências e jogos de luz pensados para criar ambientes, agradáveis, luminosos e coloridos que contribuirão para estimular e a criatividade dos alunos.

O novo edifício e os seus arranjos exteriores formam um conjunto dinâmico e harmonioso, propício ao desenvolvimento de uma pedagogia que estimule as capacidades de concentração e de introspecção dos alunos, e que, desenvolva, a criatividade, a curiosidade, a capacidade relacional em trabalho de grupo, a sociabilização e a interacção equilibrada e actuante com o ambiente físico e humano envolventes.

O novo edifício desenvolve-se na continuidade do existente, a partir de uma rotação em espiral, com centro na obra de arte, o Livro – escultura, símbolo do conhecimento e da influência cultural que uma escola deve irradiar como uma luz, destinada a ajudar evoluir a sociedade onde se insere.

A intervenção proposta desenvolve-se, em torno deste símbolo materializado, ponto focal e estruturante de toda a intervenção. O novo edifício e a área exterior que abraça convergem para o Livro através de percursos, zonas ajardinadas, espaços de recreio e de um espelho de água que sublinha a sua imagem visual e simbólica.

A continuidade entre os dois edifícios é realçada por um movimento dinâmico, em contra curva do arco formado pela ala Sul existente, que se inicia na ampliação do convívio de alunos, ainda não construída. Este movimento dinâmico materializa-se numa pérgula, em estrutura de madeira, que une os dois edifícios. Esta pérgula forma um percurso, junto ao edifício existente, coberto por chapas de policarbonato translúcidas, que deixam a luz natural continuar a entrar nas salas de aula que lhe estão próximas.

A integração entre os dois edifícios é acentuada pela utilização de coberturas ajardinadas e realçada pela construção de palas de sombreamento a construir sobre as janelas Sul da ala Sul do edifício existente. Estas palas serão construídas e coloridas como a grande pala Poente da Sala Polivalente da ampliação.

O novo edifício foi orientado no quadrante Nascente / Sul para beneficiar da exposição solar que cria, naturalmente, salas e espaços bem iluminados, onde alunos, Professores e pessoal auxiliar de educação beneficiem do conforto físico ambiente e psicológico adequado às suas actividades.

O espaço exterior que envolve o novo edifício é composto por zonas destinadas a usos e brincadeiras diversificados dos alunos. A Nascente/ Sul desenvolvem-se dois percursos circundantes à escola. Um, ao nível do edifício, com zonas de estar pontualmente distribuídas, e, outro, mais elevado, aproveitando a topografia do terreno, que permite uma visão ampla de toda a escola. Neste segundo percurso existem escadas com degraus amplos e rampas uma vez que o terreno tem, nesta zona, um declive mais acentuado.

Os restantes espaços exteriores organizam-se em torno do Livro formando zonas para plantações de diversos tipos. O espelho de água que envolve o Livro-escultura é atravessado por pequenas pontes construídas na continuidade dos percursos exteriores que convergem para a plataforma central onde a escultura está implantada.

Propomos um anfiteatro exterior que permitirá actividades pedagógicas, sociais e lúdicas ao ar livre.

A cobertura do núcleo onde se localiza a sala polivalente (núcleo central), cuja estrutura de suporte mergulha no espelho de água, prolonga-se sobre o espaço exterior formando um recreio coberto.

00-Foto Principal
00-Foto Principal
02
02
03
03
04
04
05
05
06
06
07
07
08
08
09
09
10
10
11
11
12
12
13
13
14
14
15
15
16
16
17
17
18
18
19
19
20
20
21
21
22
22
23
23
24
24
25
25
26
26
27
27
28
28
29
29
30
30
31
31
32-Planta-de-Implantação
32-Planta-de-Implantação
33-Planta-Piso0
33-Planta-Piso0
34-Planta-Piso1
34-Planta-Piso1
35-Planta-Cobertura
35-Planta-Cobertura
36-Alçados
36-Alçados
37-Alçados
37-Alçados
38-Alçados
38-Alçados
DIGITAL CAMERA
DIGITAL CAMERA
previous arrow
next arrow