Localização: Brejo da Moita, Rogil, Aljezur
Reconstrução de habitação de tipologia T2
Projecto | 2016
Obra | 2018
Autores | Visionarte, Atelier de Arquitetura
Descrição:
Projeto de reconstrução e alteração de um edifício em ruína destinado a habitação de tipologia T2.
Trata-se de um antigo monte, em taipa.
A solução proposta consiste num edifício de um só piso destinado a habitação de tipologia T2, com uma linguagem formal com as características da casa típica alentejana. Tratando-se de uma reconstrução, a implantação é a mesma da ruína existente. A habitação desenvolve-se em 2 níveis de cotas diferentes que acompanham a morfologia do terreno. Foi utilizado o mesmo processo constritivo na reconstrução, a taipa.
O espaço proposto é composto por uma zona mais privada, a uma cota inferior, onde se localizam os quartos e uma casa de banho de apoio aos mesmos.
Os restantes espaços que compõem habitação estão 50 cm acima do nível dos quartos e à cota de entrada. Esta zona é composta por um hall de entrada, sala comum, um espaço destinado a escritório, cozinha com despensa, uma casa de banho e um pequeno espaço técnico.
O edifício tem relação franca com o exterior através de vários acessos. A entrada principal mantém-se a Sudeste como no edifício existente. Existe uma entrada de serviço a Nordeste, com acesso à cozinha e casa de banho social. O espaço destinado a escritório também tem um acesso ao exterior na fachada Noroeste.
Os quartos, com orientação Sudoeste, têm saída directa para o exterior através de vãos de sacada.






















