TURISMO EM ESPAÇO RURAL – CASAS DE CAMPO , Courela da Cerca, Santiago do Cacém

Projeto | 2017

Autores: Visionarte, Atelier de Arquitetura

Descrição:

O TER proposto prevê: a recuperação de uma ruína existente adptada para duas unidades de alojamento (UA1 e UA2), um atelier de trabalho para uso exclusivo do proprietário onde se encontra o espaço de recepção. Neste edifício não há aumentos de área bruta de construção. Também prevemos uma nova construção destinada a uma unidade de alojamento (UA3).

Uma vez que existe já no terreno uma ruína em taipa, faz todo o sentido recuperar este tipo de construção, típicamente alentejana e preservar este tipo de património, assim como fazer passar para o futuro as vantagens e mais valias deste processo construtivo. Assim sendo, adaptou-se esta construção para duas unidades de alojamento (UA1 e UA2). A recuperação para além dos dois quartos destinados a unidades de alojamento (UA), contempla uma sala/cozinha e instalação sanitária de uso comum das duas UA1 e UA2. Com ligação à sala/cozinha e com orientação sudoeste, encontra-se uma pérgola de sombreamento.

Na zona nordeste da ruína, existe um espaço de atelier de trabalho do proprietário, com uma zona reservada a recepção. Este espaço tem também uma comunicação com o exterior através de outra pérgola de sombreamento, com orientação sudoeste.

A única construção de raíz a ser realizada, foi reservada para a terceira unidade de alojamento (UA3). Será construída em taipa e trata-se de uma construção relativamente pequena, completamente integrada na arquitectura típica da região, composta por uma sala de estar/jantar/quarto, uma cozinha e uma instalação sanitária. No exterior, com orientação sudeste, temos também uma pérgola de sobreamento.

previous arrow
next arrow
Slider
Close Menu