TER Odemira

Projeto | 2018

Autores: Visionarte, Atelier de Arquitetura

Descrição:

O TER proposto comporta 10 unidades de alojamento com capacidade para 20 utentes. As unidades de alojamento estão distribuídas por 4 edifícios de um só piso. O empreendimento prevê a alteração e ampliação do edifício existente para apoio ao turismo comportando espaços de refeições e lazer e um quarto para albergar o proprietário ou seu representante.

O empreendimento turístico irá comportar apenas 10 unidades de alojamento distribuídas por 4 edifícios destinados ao alojamento,um edifício de apoio, que é o da habitação pré-existente, no projecto designado como edifício A.

É no corpo A que será feita a recepção de hóspedes numa pequena zona da sala de refeições/estar. Para além de uma sala destinada a servir pequenas refeições comporta também um pequeno bar, cozinhas, um núcleo de casas de banho e uma área reservada ao proprietário e seus representantes que comporta um quarto com casa de banho e closet. Existe também um pequeno pátio com um fontanário que comunica directamente com a sala de refeições de forma a prelongá-la para o exterior e proporcionar um espaço de refeições ou de estar ao ar livre mais recatado. Este espaço exterior devido à sua orientação poderá ser agradável na estação quente. No lado Sul do corpo A, a organização do espaço exterior proporciona uma zona de estar sombreada por uma pérgola onde poderão também ser servidas pequenas refeições.

A zona da piscina, é uma área a uma cota mais baixa em que se aproveitou o declive do terreno em patamares de forma a criar diversos espaços de estar com ambientes distintos. Estes patamares vencem o declive do terreno nesta zona mas promovem a ligação da zona da piscina com o edifício de apoio. No patamar à cota da piscina existe um pequeno corpo edificado com cobertura ajardinada que comporta balneários para ambos os sexos, designado nas peças desenhadas como Edifício F.

As 10 Unidades de alojamento são oito do tipo quartos e duas do tipo suites, integrados nos edifícios, designados nas peças desenhas como B,C,D e E,. As unidades de alojamento têm entrada por pequenos pátios privados, alguns sombreados por pérgolas de madeira que conferem a estes espaços zonas agradáveis de estar no exterior de forma mais recatada.

O edifício B e C são iguais e comportam cada um: Uma unidade de alojamento tipo quarto com casa de banho privativa e uma unidade de alojamento do tipo suite. Estas duas unidades de alojamento podem funcionar em conjunto abrindo uma porta dupla que as separa.

O edifício D e E são iguais e comportam cada um: Uma unidade de alojamento tipo quarto com casa de banho privativa e, mais duas unidades de alojamento do tipo quarto que partilham uma casa de banho e sala. Estes espaços podem agregar-se e funcionarem para albergar grupos maiores apenas abrindo uma porta dupla que separa o quarto com casa de banho privada dos restantes espaços.

previous arrow
next arrow
Slider
Close Menu