TURISMO EM ESPAÇO RURAL , Vale do Junco, São Teotónio, Odemira

Projeto | 2018

Autores: Visionarte, Atelier de Arquitetura

Descrição:

O terreno em questão com cerca de 42,9 ha, onde existe um conjunto edificado com 361,5 m2 de área de implantação composto por quatro corpos, eventualmente construídos em épocas diferentes.

Todo o edifício é em taipa e pedra nas fundações, havendo algumas paredes que com o tempo foram caindo por falta de manutenção.

Propõem-se reabilitar todo o edifício, com algumas alterações de adaptação ao novo uso, aproveitando a zona da ruína mais alta pra a utilização do espaço num 2º piso acima da cota de soleira. O conjunto edificado existente será ocupado separadamente pela habitação própria do proprietário, espaço destinado a hóspedes, contando com 5 unidades de alojamento para 10 utentes, e zonas comuns como sala de refeições, reuniões e actividades diversas. Propõe-se ainda, onze lugares de estacionamento.

Sobre a inserção paisagística pouco há a acrescentar que diga mais do que sua presença, perfeita implantação, quer na orientação quer na proteção dos ventos, método construivo em Terra Crua, em absoluta concordância com a envolvente, bem como nos materias de revestimento – a cal, e o barro cozido, harmonia no dimensionamento volumétrico, de acordo com as necessidades do uso.

previous arrow
next arrow
Slider
Close Menu