HAB + Apoio Agrícola Moinho do Carvalhal

Projeto | 2019

Autores: Visionarte, Atelier de Arquitetura

Descrição:

A ruína existente é em taipa e é nossa pretensão interpretar as características dos materiais tradicionais da região adaptados às necessidades de conforto dos dias de hoje.

O projeto consiste em alterar a ruína existente e a construção do apoio agrícola contíguo, respeitanto a implantação existente, tornando a proposta num só volume em forma de U invertido, no sentido de minimizar o impacto da construção.

O espaço vazio definido pelo volume que compõem o corpo edificado, forma um espaço contido e resguardado (pátio), onde é possível aceder à cozinha/fumeiro independente da habitação e ao apoio agrícola.

São propostos dois espaços exteriores, zonas de estar/lazer, totalmente permeáveis, com pérgolas de sobreamento.

A habitação proposta insere-se na implantação existente. Desenvolve-se à mesma cota de soleira e é composta por dois quartos, uma instalação sanitária completa, sala e cozinha. O acesso à habitação é feita pelo lado poente. É proposto um espaço amplo de cozinha/fumeiro onde anteriormente era o moinho, a cozinha/fumeiro. Desenvolve-se a um cota de soleira 50cm acima da restante cota da habitação.

O apoio agrícola proposto é constituído por uma zona de arrumos para albergar alfaias agrícolas, uma instalação sanitária básica com sanita, lavatório e zona de duche, e uma pequena zona de cave com utilização exclusiva do apoio agrícola, auxiliando em questão de espaço a zona de arrumos. Pode ser acedido pelo pátio ou pela zona exterior proposta.

previous arrow
next arrow
Slider
Close Menu